KEYNOTES

 Roger Chartier is Professor at Collège de France, at the École des hautes études en sciences sociales and at the University of Pennsylvania. His fields of research are the History of written culture in 15th to 18th centuries and relations between History and Literature. His main books in Portuguese are: A História Cultural entre Práticas e Representações (Difel, 1988), A Ordem dos livros. Leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII (Editora Universidade de Brasília, 1994), Do palco à página. Publicar teatro e ler romances na época moderna – séculos XVI-XVIII (Casa de Palavra, 2002), A beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude (Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002), Formas e sentido. Cultura escrita: entre distinção e apropriação (Associação de Leitura do Brasil et Mercado de Letras, 2003),Leituras e leitores na França do Antigo Regime (Editora Unesp, 2003), Inscrever e apagar. Cultura escrita e literatura – séculos XI-XVIII (Editora Unesp, 2007), /, Origens culturais da Revolução francesa (Editora UNESP, 2008), A história ou a leitura do tempo (Autêntica, 2009), O sociólogo e o historiador, com Pierre Bourdieu (Autêntica, 2011) e Cardenio entre Cervantes e Shakespeare.História de uma peça perdida (Record, 2012).

 Roger Chartier é Professor do Collège de France, da École des hautes études em Ciências Sociais, na França, e da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Seu campo de estudos inclui a História da Cultura Escrita do século XV ao XVIII e as relações entre História e Literatura. Seus principais títulos em português são: A História Cultural entre Práticas e Representações (Difel, 1988); A Ordem dos livros –Leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII (Editora UnB, 1994), Do palco à página – Publicar teatro e ler romances na época moderna – séculos XVI-XVIII (Casa de Palavra, 2002), A Beira da Falésia: a história entre incertezas e inquietude (Editora UFRGS, 2002), Formas e sentido – Cultura escrita: entre distinção e apropriação (Associação de Leitura do Brasil e Mercado de Letras, 2003), Leituras e leitores na França do Antigo Regime (Editora Unesp, 2003),Inscrever e apagar: Cultura escrita e literatura – séculos XI-XVIII (Editora Unesp, 2007), Origens culturais da Revolução francesa (Editora UNESP, 2008), A História ou A Leitura do Tempo (Autêntica, 2009), O Sociólogo e o Historiador, com Pierre Bourdieu (Autêntica, 2011) e Cardênio entre Cervantes e Shakespeare: História de uma peça perdida (Record, 2012).

 Marvin Carlson is the Sidney E. Cohn Professor of Theatre and Comparative Literature at the Graduate Center of the City University of New York. He has received an honorary doctorate from the University of Athens, the ATHE Career Achievement Award, the ASTR Distinguished Scholarship Award, the George Jean Nathan Award for Dramatic Criticism, and the Calloway Prize for writing in theatre.  He is the founding editor of the journal Western European Stages, and the author of over one hundred scholarly articles in the areas of theatre history, theatre theory and dramatic literature. Among his books are The Theatre of the French Revolution (1966), Goethe and the Weimar Theatre (1978), Theories of the Theatre (1984), Places of Performance (1989), Theatre Semiotics: Signs of Life (1990), Performance: A Critical Introduction (1996), Voltaire and the Theatre of the Eighteenth Century (1998), The Haunted Stage (2001), Speaking in Tongues (2006),Theatre is More Beautiful than War (2010) and The Theatres of Morocco, Algeria, and Tunisia(2012). His work has been translated into fourteen languages.

 Marvin Carlson é Professor de Teatro e Literatura Comparada no Centro de Graduação da Universidade da Cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. É Doutorhonoris causa pela Universidade de Atenas, e foi agraciado com diversos prêmios, entre eles o ATHE Career Achievement Award, o ASTR Distinguished Scholarship Award, o prêmio George Jean Nathan de crítica dramática, e o Calloway Prize para autores de estudos teatrais. É editor-fundador do jornal Western European Stages, e autor de mais de cem artigos acadêmicos nas áreas de história e teoria do teatro e literatura dramática. Entre seus principais títulos publicados estão: Teorias do Teatro(UNESP, 1997), Performance: uma introdução crítica (UFMG, 2010) e, ainda não traduzidos ara o português, The Theatre of the French Revolution (1966), Goethe and the Weimar Theatre (1978), Places of Performance (1989), Theatre Semiotics: Signs of Life (1990), Voltaire and the Theatre of the Eighteenth Century (1998), The Haunted Stage (2001), Speaking in Tongues (2006), Theatre is More Beautiful than War (2010) e The Theatres of Morocco, Algeria, and Tunisia (2012). Suas obras já foram traduzidas para catorze línguas.

 Georges Forestier is a professor at the University of Paris-Sorbonne (Chair “Theatre studies of the 17th century”) since 1995 and a senior member of the Institut universitaire de France (IUF) since 2011. Director of the Centre d’Étude de la Langue et de la Littérature des XVIIe et XVIIIe Siècles (CELLF 17e-18e, Unité Mixte de Recherche 8599 de l’Université Paris-Sorbonne et du CNRS). Main published books: Le Théâtre dans le théâtre sur la scène française du XVIIe siècle(Droz, 1981 ; rééd. 1996) ; Esthétique de l’identité dans le théâtre français (1550-1680) : le déguisement et ses avatars (Droz, 1988) ; Essai de génétique théâtrale : Corneille à l’œuvre(Klincksieck, 1996 ; rééd. Droz, 2004), Passions tragique et règles classiques. Essai sur la tragédie française (PUF, 2003 ; rééd. Under the title La Tragédie française, Armand Colin 2010) ; Jean Racine (Gallimard, 2006, nrf/Biographies) Main published editions: for the Bibliothèque de la Pléiade, new editions of Racine’s works ((Théâtre et Poésies, 1 vol., 1999) and Molière ((Œuvres complètes, 2 vol., 2010). He is currently working on a critical edition of Molière (Gallimard, nrf/Biographies).

 Georges Forestier é Professor de Estudos Teatrais do Século XVII na Universidade de Paris-Sorbonne, na França, desde 1995, e Membro Sênior do Instituto Universitário da França (IUF), desde 2011. É Diretor do Centro de Estudos da Língua e da Literatura dos séculos XVII e XVIII (CELLF 17e-18e, Unité Mixte de Recherche 8599) da Universidade de Paris-Sorbonne e do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS). Seus principais títulos publicados são: Le Théâtre dans le théâtre sur la scène française du XVIIe siècle (Droz, 1981 ; reeditado em 1996) ;Esthétique de l’identité dans le théâtre français (1550-1680) : le déguisement et ses avatars (Droz, 1988) ; Essai de génétique théâtrale : Corneille à l’œuvre (Klincksieck, 1996 ; reedição Droz, 2004), Passions tragique et règles classiques – Essai sur la tragédie française (PUF, 2003 ; reeditado com o título La Tragédie française, Armand Colin, 2010) ; Jean Racine (Gallimard, 2006, nrf/Biographies) ; as principais edições publicadas pela Bibliothèque de la Pléiade ; novas edições das obras completas de Racine (Théâtre et Poésies, 1 vol., 1999) e Molière (Œuvres complètes, 2 vol., 2010). Atualmente trabalha numa edição crítica de Molière (Gallimard, nrf/Biographies).

 Franklin J. Hildy is Director of the PhD program in Theatre and Performance Studies in the School of Theatre, Dance and Performance Studies at the University of Maryland.  He is the general editor of theatre-finder.org, a comprehensive, collaboratively authored, peer reviewed, world-wide guide to all theatres that are over one hundred years old.  He is co-author, with the late Oscar G. Brockett, of History of the Theatre, the most widely used text in the field. He is a member of the Architectural Advisory Committee for the Trustees of Shakespeare’s Globe in London and convener of the Working Group on Theatre Architecture for the International Federation for Theatre Research. He has published extensively on historic theatres architecture.

 Franklin J. Hildy é Professor do Programa de Pós Graduação em Teatro e Estudos da Performance da Escola de Teatro, Dança e Performance da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. É editor geral do website theatre-finder.org, um guia mundial e colaborativo que registra edifícios teatrais com mais de cem anos.  Escreveu, com o já falecido Oscar G. Brockett, History of the Theatre, o mais amplamente adotado dos títulos do gênero. É membro do Comitê Consultivo de arquitetura para os Curadores do The Globe, o teatro de Shakespeare, em Londres; e membro do Grupo de Trabalho sobre Arquitetura Teatral da International Federation for Theatre Research. Possui diversas publicações sobre a arquitetura de teatros históricos.

 Jan Clarke is Professor at the School of Modern Languages and Cultures at Durham University (United Kingdom). She is also a member of the Centre for Seventeenth-Century Studies. She has published extensively on all aspects of seventeenth-century theatre history, including three books on the Hôtel Guénégaud and numerous articles on topics such as theatre architecture, stage design, company administration and the participation of women in theatrical production. She has edited with Pasquier, Pierre & Phillips, Henry, La Ville en scène en France et en Europe -1552-1709 (Peter Lang, 2011) and Thomas Corneille, Circé édition critique (Exeter: University of Exeter Press, 1989). She is currently working on a critical edition of the machine plays and operas of Thomas Corneille and a fourth book on the Guénégaud, examining the early years of the Comédie-Française.

 Jan Clarke é Professora da Escola de Línguas e Culturas Modernas da Universidade de Durham, no Reino Unido, e membro do Centro de Estudos do Século XVII. Publicou diversos trabalhos sobre a história do teatro no século XVII, incluindo três livros sobre o teatro do Hôtel Guénégaud, e numerosos artigos sobre arquitetura teatral, cenografia, administração das companhias teatrais e a participação das mulheres na produção teatral daquele século. Foi co-editora, com Pierre & Phillips Pasquier, de  La Ville en scène en France et en Europe -1552-1709 (Peter Lang, 2011) e Thomas Corneille, Circé édition critique (Exeter: University of Exeter Press, 1989). Atualmente, trabalha numa edição crítica das “peças de máquinas” e óperas de Thomas Corneille e no quarto livro sobre o teatro Guénégaud, onde examina os anos iniciais da Comédie-Française.

 Wolfgang Bock is actually a full time professor for German language and literature at Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Before, he has been DAAD and CAPES Visiting professor at UNIRIO, Rio de Janeiro in Brazil since 2007. He was a professor for Esthetics and Design at the Bauhaus University of Weimar from 2001 to 2007. He has habilitation for Cultural Studies at the University of Bremen (1995), Dr. Phil, also in Bremen (1993). Fields of research are Cultural Studies, Esthetics, Epistemology, Media Theory, Philosophy of the Modern Times, Mass Literature. Among his numerous publications is the latest book: Vom Blickwispern der Dinge. Sprache, Erinnerung und Ästhetik bei Walter Benjamin (Würzburg 2010, Königshausen & Neumann) translated into Portuguese (Contracapa, Rio de Janeiro, 2012). Wolfgang Bock is co-publisher of the Journal of critical theory (Zeitschrift für kritische Theorie), Springe, Germany. http://www2.leuphana.de/zkt/

 Wolfgang Bock é atualmente Professor de Línguas e Literatura Germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir de 2007, participou do Programa Alemão de Cooperação Acadêmica Internacional (DAAD) e foi Professor Visitante (CAPES) dos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). De 2001 a 2007, foi professor de Estética e Design na Universidade Bauhaus, em Weimar, Alemanha. Possui doutorado em Filosofia (1990) e habilitação em Estudos Culturais (1995) pela Universidade de Bremen. Suas pesquisas abrangem os campos dos Estudos Culturais, Estética, Epistemologia, Teorias da Mídia, Filosofia da Era Moderna, e Literatura de Massa.  Entre suas diversas publicações, destacamos o último livro: Vom Blickwispern der Dinge. Sprache, Erinnerung und Ästhetik bei Walter Benjamin (Würzburg 2010, Königshausen & Neumann), publicada em português com o título Do murmúrio das coisas – linguagem, memória e estética em Walter Benjamin (Contracapa, Rio de Janeiro, 2012). É co-editor do Jornal de Teoria Crítica (Zeitschrift für kritische Theorie), Springe, Alemanha. http://www2.leuphana.de/zkt/

 Evelyne Cohen is Professor of History and Cultural Anthropology (20th century) at the Ecole nationale des Sciences de l’information et des bibliothèques s (ENSSIB-Université de Lyon). Her research focuses on the political and cultural history of the contemporary France and television in particular. She is a member of the Rhône Alps (LARHRA-UMR CNRS 5190) Historical Research Laboratory and an associate member of the Team ISOR (Images, companies, representations of the University Paris 1 Panthéon Sorbonne), Member of the editorial boards of the journal Le Temps des médias et Sociétés & Représentations. She co-directed with Pascale Goetschel, Laurent Martin and Pascal Ory, Dix ans d’histoire culturelle (Paris, Presses de l’Enssib, 2011). She has published La Télévision sur la scène du politique- Un service public pendant les Trente Glorieuses (Institut national de l’Audiovisuel INA, L’Harmattan, 2009) and in co-direction with Marie-Françoise Lévy, La télévision des trente Glorieuses- Culture et politique (Paris, CNRS Éditions, 2007). In co-direction with Maurice Agulhon and Annette Becker, she has published La République en représentations.Autour de l’œuvre de Maurice Agulhon (Paris, Publications de la Sorbonne, 2006).

 Evelyne Cohen é professora de História e Antropologia Cultural do Século XX, na Escola Nacional de Ciências da Informação e Bibliotecas da Universidade de Lyon, França. Sua pesquisa está focada na história política e cultural da França contemporânea e na televisão em particular. É membro do Laboratório de Pesquisas Históricas Rhône Alps (LARHRA-UMR CNRS 5190) e membro-associada da equipe ISOR (Images, companies, representations) da Universidade Paris 1 – Panthéon/Sorbonne), membro do conselho editorial dos periódicos Le Temps des médias e Sociétés & Représentations. É co-organizadora, com Pascale Goetschel, Laurent Martin and Pascal Ory, de Dix ans d’histoire culturelle (Paris, Presses de l’Enssib, 2011). Publicou La Télévision sur la scène du politique- Un service public pendant les Trente Glorieuses (Institut national de l’Audiovisuel INA, L’Harmattan, 2009) e co-organizou, com Marie-Françoise Lévy, La télévision des trente Glorieuses- Culture et politique (Paris, CNRS Éditions, 2007). Co-organizou ainda, com Maurice Agulhon and Annette Becker, La République en représentations. Autour de l’œuvre de Maurice Agulhon (Paris, Publications de la Sorbonne, 2006).